
Quero Empreender, mas não sei que tipo de negócio abrir
5 dicas para ter ideias de negócios!
Uma das dúvidas mais comuns em quem deseja abrir um negócio é:
“Quero empreender, mas não sei que tipo de negócio abrir.”
Não existe uma fórmula mágica para achar o negócio certo, mas se você ainda não sabe o que fazer, a primeira dica que eu te dou é: comece a estudar o mercado (comece a fazer pesquisas).
Eu sei que você deve estar pensando agora: como eu começo, o que exatamente devo estudar? Calma.... vou te contar tudo.
Siga os passos:
1. DESCUBRA QUAL É O SEU TALENTO: Seu talento (e acredite, você tem um talento), poderá ser um diferencial e ao utilizá-lo na sua capacidade máxima, você verá o quanto será prazeroso.
Pensando nisso, o primeiro passo é: faça uma lista do que você gosta de fazer e o que não gosta. Isso te dará maior clareza e te ajudará a focar suas pesquisas para encontrar o que realmente te dará prazer. Dê preferência para algo que de alguma forma você já tenha conhecimento, pois será necessário fazer análises e pesquisas sobre o mercado, a concorrência, além de se relacionar com pessoas, fazer parcerias, etc.;
2. INVESTIGUE O MERCADO:Depois de fazer sua lista, escolha no máximo três ideias e comece a investigar o mercado dessas coisas. Como? Vá lá no Google pesquise empresas ou pessoas que já fazem isso e descubra como elas fazem. Tome cuidado para não gerar ideias em excesso, pois isso dificultará sua decisão e fará com que você perca o foco;
3. RESOLVA OS PROBLEMAS DAS PESSOAS:Tente descobrir (Google de novo) quais os problemas que as pessoas têm que o seu produto ou serviço poderia resolver. O foco aqui é aliar o que você gosta de fazer com a necessidade das pessoas. O mercado está cheio de oportunidades, mas você precisa literalmente caçá-las. É só olhar em volta e pensar: como eu poderia melhorar qualquer aspecto da vida das pessoas com o meu trabalho? Existem milhares de coisas para serem feitas ainda. As pessoas ainda têm muitos problemas que ainda ninguém conseguiu resolver;
4. COPIE E MELHORE IDEIAS JÁ EXISTENTES: 71% das ideias de negócios nascem de algo que já existe. Então, o próximo passo é pesquisar quem já está fazendo isso. Vá bem fundo! Descubra tudo sobre esses concorrentes e comece a analisar o que você poderia fazer de forma melhor que eles. Um dos seus diferenciais pode ser oferecer o mesmo serviço que eles, só que para um público diferente ou mais específico. Por exemplo: o seu concorrente vende um determinado serviço ou produto para todo tipo de pessoas. Você pode vender a mesma coisa, só que somente para o público feminino, ou para a terceira idade, por exemplo;
4. COPIE E MELHORE IDEIAS JÁ EXISTENTES: 71% das ideias de negócios nascem de algo que já existe. Então, o próximo passo é pesquisar quem já está fazendo isso. Vá bem fundo! Descubra tudo sobre esses concorrentes e comece a analisar o que você poderia fazer de forma melhor que eles. Um dos seus diferenciais pode ser oferecer o mesmo serviço que eles, só que para um público diferente ou mais específico. Por exemplo: o seu concorrente vende um determinado serviço ou produto para todo tipo de pessoas. Você pode vender a mesma coisa, só que somente para o público feminino, ou para a terceira idade, por exemplo;