4 passos para se tornar um Terapeuta de sucesso

O Quadrante do Terapeuta de Sucesso

Por que você se tornou Terapeuta? Pra ganhar dinheiro? Pra ganhar dinheiro fazendo o que te dá prazer? Ou só pra fazer algo que te dê prazer, ganhar dinheiro não é o seu objetivo.

Ou talvez você diga, quero ajudar as pessoas, fazendo o que eu gosto e quero ganhar dinheiro com isso.
Você pode ter vários motivos pra ter se tornado Terapeuta, mas se pelo menos um dos motivos for, ganhar dinheiro, então você precisa conhecer o QUADRANTE DO TERAPEUTA DE SUCESSO.
Sim, são 4 passos que você precisa executar no seu negócio caso queira ganhar dinheiro com o seu melhor talento. Esse quadrante é a base da construção de um negócio de sucesso.

Aliás, só fazendo um adendo, se você quer ganhar dinheiro com o que faz você precisa ter em mente que você tem um negócio. Você não tem um trabalho qualquer, ou um hobby, precisa entender que tem um NEGÓCIO, e que como tal precisa trabalhar todos os aspectos que um negócio exige.


Porque estou falando isso? Porque eu sei que tem muitos terapeutas que passam a maior parte do tempo fazendo mais e mais cursos, mais e mais especializações, como se fossem meros estudantes sustentados pelos pais, investindo todo o seu tempo e dinheiro adquirindo mais e mais conhecimento.


O que quero dizer é que você precisa dosar. Você precisa investir o seu tempo e dinheiro de maneira equilibrada, pensando que você tem um negócio e que você quer e precisa ganhar dinheiro com ele.


Você precisa estudar sim, mas ao mesmo tempo precisa lembrar que um negócio exige conhecimento e atuação em outras áreas como: Finanças, Marketing, Atendimento ao cliente, etc. Todas essas áreas devem estar equilibradas, caso contrário um lado pesará mais que outro e no final não vai dar certo.


Então, pra te ajudar a ter esse equilíbrio que vai te levar ao sucesso como Terapeuta, eu te apresento o QUADRANTE DO TERAPEUTA DE SUCESSO.

 
O primeiro quadrante é o CLIENTE:

Você realmente precisa se preocupar em transformar a vida do seu cliente e do seu futuro cliente. Você precisa se conectar com a sua audiência, e para se conectar com ela e transformar a vida dela, você precisa conhecer essa audiência. Então, o primeiro passo é conhecer o cliente. Estudar o cliente. Afinal, como é que você pretende transformar a vida de uma pessoa sem conhecer os seus gostos, os seus desafios, os seus problemas? 

O segundo quadrante é a QUALIDADE:


Como assim qualidade? Qualidade dos seus serviços (e isso inclui o quanto o seu atendimento é bom, o seu local de atendimento, se é um local aconchegante, por exemplo, e também e não menos importante, o quanto o seu serviço transforma a vida do seu cliente.


Podemos falar também da qualidade do seu conteúdo nas redes sociais. Mas isso é um assunto que eu preciso explicar melhor depois, mas só pra te adiantar, você precisa ter em mente que as pessoas estão nas redes sociais pra fazer relacionamento, aprender, se divertir e não pra comprar.


Então quando eu falo de conteúdo nas redes sociais eu estou falando que você tem que compartilhar coisas que vão ajudar os seu público-alvo. Você não pode ficar querendo vender pra ele o tempo todo. Mas como eu te falei, esse assunto é um pouco complexo e não dá pra gente se aprofundar nele agora.


O terceiro quadrante  é a INDICAÇÃO:


A indicação é o que a gente chama de BOCA A BOCA. Sim, a estratégia boca a boca funciona, mas em um determinado contexto. Nesse contexto aqui, junto com os outros 3 passos ela funciona muito bem.


O quarto e último quadrante é a DIVULGAÇÃO:


Lembra daquela frase famosa: QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO? Ela é tão antiga, ...mas é tão atual...

E é nessa etapa que entra o marketing digital puro e legítimo. É fazendo marketing digital que você vai conseguir aparecer para cada vez mais pessoas.

Então pra resumir, veja só:

Se você conhece bem o seu cliente, ou possível cliente e apresenta a ele um conteúdo e serviço de qualidade, esse cliente com certeza vai te indicar e com isso a divulgação do seu negócio nas redes sociais vai ser muito mais eficiente.

Mas, cuidado. Se o seu serviço não for de qualidade, se ele não for diferente e melhor que o do seu concorrente, não há marketing que ajude. O marketing digital só vai funcionar se você conseguir proporcionar uma experiência incrível para o seu cliente. Por que?

Porque o cliente só vai comprar de você se ele confiar em você, e a melhor maneira de ele confiar em você é escutando da boca de outras pessoas que você é bom, que vale a pena comprar de você. E é aí que o marketing digital começa a funcionar. 


O processo acontece ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. Não é o marketing digital que vai te trazer clientes, é o cliente que vai fazer o seu marketing funcionar, que por sua vez, se bem feito, vai atrair mais clientes pra você.


Entendeu porque o “boca a boca” ainda é fundamental? Hoje em dia, com a quantidade de ofertas no mercado, o cliente só vai decidir por você, se tiver indicação de outras pessoas, mesmo que ele não conheça pessoalmente essa pessoa.


Por isso a importância de você proporcionar uma experiência surreal ao seu cliente, para que ele se sinta compelido a ser muito mais que uma pessoa que te indica, para que ele possa ser um verdadeiro “propagador” do seu serviço.


E onde entram as mídias sociais? Quando a experiência que você proporciona vai além e existe também nas redes sociais, o cliente vira também um seguidor fiel, que curte, compartilha, indica, propaga e compra de você mais e mais.


Mas pra que isso aconteça você precisa parar de querer vender o tempo todo e começar a publicar conteúdo relevante que realmente ajuda o seu cliente em várias situações da vida dele. Isso é criar um ambiente em que tanto presencialmente quanto na sua comunicação via internet, você cativa, engaja e proporciona uma experiência única para o seu cliente.


Então, como proporcionar uma experiência surreal para o seu cliente? Vou te dar 3 dicas:

1. Conheça o seu cliente. Descubra o que ele precisa e o que ele gosta;
2. Estude o seu concorrente e descubra como fazer melhor que ele;
3. Aprenda a fazer o marketing digital do seu negócio. 

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Um beijo no coração,

Michelle Parreira